terça-feira, 19 de julho de 2011

Assim Caminha a Humanidade

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” Mahatma Gandi

A intolerância esta fomentada nas relações humanas e desde os primórdios se presencia a aniquilação das populações em virtude de divergências religiosas e política.
Em A Juventude do Rei Henrique IV ,Heinrich Mann (1993:11) percebemos isso claramente:

“Mas no país inteiro também se incendiava e matava em nome das crenças inimigas. A diferença das crenças religiosas era levada profundamente a sério, e transformava as pessoas que normalmente nada separava em inimigos extremados. Algumas palavras, especialmente a palavra missa, tinham efeito tão terrível que um irmão tornava-se incompreensível e de sangue estranho para outro”


Matamos em nome de Deus, com tamanhos requintes de crueldade que talvez até “Lúcifer” ficaria com medo de nos enfrentar.

Matamos judeus, escravizamos negros, índios... Invadimos povos, aniquilamos sonhos.
A Historia nos mostra esses momentos para que nos envergonhemos e diferentemente daqueles busquemos conviver harmoniosamente, mas como eles, somos inquisidores nas nossas relações sociais e familiares.

Às vezes de forma sutil ou em momentos de fúria, demonstramos nossa intolerância com quem não pensa e nem vive como nós.

Somos opressores dos fragilizados, por sua condição econômica, cultural, étnica, sexual. Contribuir para transformar esta realidade é também um compromisso dos intelectuais com responsabilidade social diante do mundo em que vive, com o seu país e com os que econômica e culturalmente desfavorecidos.

Ninguém possui a verdade integral, quer em ciência, quer em filosofia, quer em religião. Justamente por isso, devemos procurar a luz do conhecimento, observando, estudando e raciocinando sem preconceitos.


Respeitar e Discordar sim, Intolerante jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário